O Programa de Ensino da Secretaria de Educação de Joinville tem como finalidade estabelecer a proposta educacional do município na organização do sistema e dos Centros de Educação Infantil. Este documento procura adequar-se às mudanças no contexto municipal e nacional, atendendo às demandas da Educação Infantil.
Ao considerar que o conhecimento é algo a ser construído pelo sujeito na interação com o professor, com seus colegas e com o próprio conhecimento, a Secretaria Municipal de Educação procura direcionar o Programa de Ensino em uma abordagem sócio-interacionista, na qual concebe a aprendizagem enquanto ação que se realiza na interação com o professor, com seus colegas e com o próprio conhecimento. A aprendizagem acontece por meio da internalizarão, a partir de um processo anterior, de troca, que possui uma dimensão coletiva.
Nesse contexto, o CEI torna-se um “espaço de síntese”, na qual a informação domina, porém o conhecimento liberta, na medida em que o sujeito aprende a como pensar, isto é, a investigar, argumentar, utilizar os conceitos, comunicar-se, integrando informações, mas também produzindo, criando e assumindo a condição de sujeito da própria aprendizagem.
PROFESSORA MARIA JULIA
O papel do professor em um ambiente interacionista necessita deixar de ser provedor de informações para ser mediador do conhecimento, isto é, o “professor deve saber que tipo de informação é relevante para cada momento e qual o tipo de informação que ajuda a criança a progredir”. Ele não é, portanto, simplesmente um transmissor de informação; seu papel deve ser o de fazer coincidir a informação que oferece com a necessidade da criança, de tal maneira que resulte coerente a tarefa a que se propõe. Teberosky (2000, p.26)