|  | 
| Painel de textura “Festa no Mar” | Desde a mais tenra idade a criança aprende interagindo com os objetos. 
Assim, com base neste pressuposto, criamos a proposta do painel ”Festa no
 Mar”. Este painel além de oportunizar  o aprendizado significativo por 
meio das sensações,  também expõe fotos seguidas das datas de 
aniversários | 
|  | 
| As experiências do nosso projeto “Bolas e bolinhas de sabão. Conhecendo e
 cuidando da água do país campeão, iniciou com atividades utilizando 
revistas e livros velhos para a produção de um cartaz chamado “Onde tem 
água?”. Oferecemos os materiais e as crianças exploraram livremente os 
mesmos. Logo após, chamamos a atenção de nossos pequenos para gravuras 
como rios, mares, poças de água. | 

 

 

 

 
|  | 
| Diante da pesquisa diagnóstica feita com as famílias da turma do 
berçário, por meio de um questionário com preguntas fechadas, 
observamos  a necessidade de esclarecer alguns assuntos sobre os 
cuidados com os recursos hídricos bem como sobre o eixo temático 
explorado que é a Copa do Mundo  de 2014, tendo em vista também as 
inúmeras manifestações  frente este evento tão importante para o país. 
Assim, já proporcionamos duas edições do jornal informativo Pingo de 
Gente. A primeira edição abordou o tema Recursos hídricos, chamando a 
atenção sobre os cuidados e o quanto de água potável temos para usufruir
 ainda no planeta. Também abordamos a história da Copa no Brasil 
trazendo informações históricas sobre grandes momentos que o país 
vivenciou. Na segunda edição, oportunizamos um maior conhecimento sobre o
 descarte de óleo saturado na natureza, seus malefícios para o solo e 
água.Tal edição também apresentou  o mascote da copa, seu nome e como 
foi escolhido o representante animado do Brasil. | 

 

 
 RUTH      ROSANGELA       E     PRISCILA
|  | 
| As experiências que temos proposto as crianças do Berçário 2a tem se 
intensificado. As crianças tem demonstrado  intensamente suas 
participações e aprendizados sobre o eixo temático “Água no país da 
copa.” Assim, o projeto “Bolas e bolinhas de sabão. Conhecendo e 
cuidando da água do país campeão”, tem criado novas formas de vislumbrar
 a água saindo do patamar informal de uso para o patamar formal, 
enfatizando os cuidados, uso consciente da água bem como a observação da
 chuva que antes era somente a chuva, hoje é água que cai do céu. Para tanto uma das formas que consideramos favorável ao aprendizado 
são os recursos audiovisuais. Estes recursos chamaram muito a atenção de
 nossos pequenos tendo em vista que utilizamos o desenho animado 
“Economizar Água.” que demostrava por meio da música e animações 
coloridas toda a preocupação com os recursos hídricos, seus cuidados, 
entre outras situações de economia de água.
 | 
|  | 
| Em um segundo momento trouxemos para sala algumas gravuras grandes 
sobre o uso consciente da água e futebol. Camila identificou ” O menino 
banho!”(O menino tomando banho),identificou também o “Titio” (homem 
jogando bola) e posteriormente a bola. Ao observar o rio Camila 
pronuncia: “-Água do rio.” repetindo a fala da professora. Jennifer e 
Vitor identificaram a água. É muito bom observar situações tão relevantes para o nosso futuro.
 | 

 

 
|  | 
| As experiências frente aos estados físicos da água trouxe as crianças 
muitas sensações diferentes. Sensações estas que vão do choro a extrema 
satisfação em poucos minutos. Nicolas ao ser estimulado a por suas mão 
na água demonstrou sua insatisfação com choro, porém, ao ver seus amigos 
participarem da experiência também se interessou. Kauã e Gustavo queriam
 o tempo todo mexer nos potes com a água não permitindo os demais amigos
 mexerem necessitando a intervenção das professoras. Quando perguntamos o
 que tinha dentro do pote Gustavo fala:”- Uhé!!” onomatopéia que criou 
para água. Nicolas o repetiu. Maria Eduarda pediu o pote com gelo para 
fazer barulho  como a professora. Ana karolina pegou o gelo na mão e ao 
sentir a sensação do gelo chora pedindo ajuda. Érick põe a mão na água 
morna e leva a mão á boca sentindo o gosto. Sua atitude foi seguida 
pelos amigos Kauã e Jennifer. João Pedro ao oferecermos o pote com água 
fazia menção de por a mão, depois sorria e empurrava o pote demostrando 
que não queria mexer. | 

 

 
|  | 
| GELO | 

 

 

 

 
|  | 
| 
Tendo em vista que o tema do nosso projeto é “Bolas e bolinhas de sabão.
 Conhecendo e cuidando da água do país campeão.”, nada mais propicio do 
que desenvolver uma atividade de arte com bolas. Esta atividade foi 
desenvolvida com pequenos grupos que eram estimulados a manusear uma 
bolinha plástica dentro de uma forma com papel branco e tinta guache.NO 
primeiro grupo as crianças apenas observavam os materiais, tendo em 
vista que tal atividade foge da atividades vivenciadas por eles durante o
 ano. Porém, com estimulo da professora Gustavo logo faz tentativas de 
empurrar com o dedo a bolinha movimentando-a. Camila imita o amigo. No 
segundo grupo, apenas duas crianças brincaram com as pontas dos dedos 
fazendo movimentos com as bolinhas dando forma a experiência artística 
proposta. Jennifer, porém, sente a textura da tinta com a pontinha dos 
dedos.no terceiro grupo as crianças entenderam a brincadeira a com as 
mãos passam a bolinha pela tinta de um lado para o outro. O quarto e 
ultimo grupo queriam mesmo era pegar a bolinha suja de tinta e 
arremessar para os amigos. Maria Eduarda não gostou do resultado da 
bolinha na tinta e pinta com suas mãos o papel. O resultado da atividade
 ficou muito bonita e foi exposta para as famílias apreciarem. | 
|  | 
| ARTE COM BOLINHAS | 
|  | 
| Pensando na fusão entre água e sua importância e a paixão pelo futebol 
em especial neste momento a Copa de 2014 tivemos a ideia de elaborar um 
painel com auxilio da crianças da declaração universal dos direitos da 
água. Neste painel fora exposto a declaração com o Fuleco ilustrando 
toda este importante documento. | 
|  | 
| OS DIREITOS DA ÁGUA | 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário