|  | 
| Participação na Agenda do Professor / Mostra de Projetos desenvolvidos nos CEIS da Rede Municipal de Ensino | 
 | 
|  | 
| O artista não é um tipo especial de homem, mas todo homem é um tipo especial de artista. | ( Meister Eckhardt, 1260-1328) | 
 |  |  | 
 | 
 De acordo com Horn (2004, p. 28) 
É no espaço físico que a criança 
consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, 
transformando-o em um pano de fundo no qual se inserem emoções [...] 
|  | 
| Luzes e sombras têm realmente sua poesia. Oscilantes, mais ou menos 
intensas, elas brincam, sugerem formas, movimentos e até mesmo 
sensações. Há muito, esse contraste tem sido utilizado para encantar, 
sentir e fazer sonhar, como acontece no Teatro de Sombras. Não à toa, 
portanto, crianças são atraídas pelo jogo das luzes e das sombras... | 

 

 

 

 

 
|  | 
| Sabemos que a partir do momento em que a criança tem acesso ao mundo da 
leitura, ela passa a buscar novos textos literários, faz novas 
descobertas e consequentemente amplia a compreensão de si e do mundo que
 a cerca. Nesse cenário, professores e coordenadores pedagógicos devem 
atuar em sintonia, assegurando que o trabalho com a literatura infantil 
aconteça de forma dinâmica, por meio de práticas docentes geradoras de 
estímulos e capazes de influenciar de maneira significativa o 
desenvolvimento de habilidades orais, leitoras e escritoras. A contação 
diária de histórias é bastante significativa, porque proporciona um 
momento mágico de valor educativo sem igual na correlação destes três 
eixos: leitura, escrita e oralidade. | 

 

 

 

 

 

 

 

 
Uma boa obra literária é aquela que apresenta a realidade de forma nova e
 criativa, deixando espaço para o leitor descobrir o que está nas 
entrelinhas do texto. A interação da criança com a literatura 
possibilita uma formação rica em aspectos lúdicos, imaginativos e 
simbólicos. O desenvolvimento dessa interação, com procedimentos 
pedagógicos adequados, leva a criança a compreender melhor o texto e seu
 contexto. 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário