1ª Reunião Pedagógica / 2015
"Cuidar e Educar" Peter Moss
Nóvoa
(2002, p. 23) diz que: “O aprender contínuo é essencial se concentra em
dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de
crescimento profissional permanente.” Para esse estudioso português, a
formação continuada se dá de maneira coletiva e depende da experiência e
da reflexão como instrumentos contínuos de análise.
“Fica então
estabelecido que creches e pré-escolas
são estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de
crianças de zero a cinco anos de idade por meio de profissionais com a formação
especifica legalmente determinada, mantendo também a obrigatoriedade de
assistir as necessidades básicas de todas as crianças e é o primeiro
espaço de educação coletiva fora do contexto familiar”. (CNE/CNB
Nº20/2009)
Para Nóvoa (1997, p.26): “A
troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de
formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar,
simultaneamente, o papel de formador e de formando.”
"O
trabalho em equipe e o trabalho interdisciplinar se revelam importantes.
Quando as decisões são tomadas em conjunto, desfavorece, de certa
forma, a resistência às mudanças e todos passam a ser responsáveis para o
sucesso da aprendizagem na escola".