As histórias infantis estão
relacionadas com a vida das crianças, é um espaço amplo, onde ajudam a criança
a aliviar tensões, medos...
A função essencial da literatura,
da contação de história, desde o seu surgimento está ligada a sua atuação sobre
o pensamento, dando ao leitor a oportunidade de ampliar, transformar ou
enriquecer sua própria experiência de vida. Nessa concepção, a literatura
infantil é, antes de tudo, “Literatura”, arte, emoção, sentimentos, que
representam o homem, a vida através da palavra. Essa mistura de imaginação e
realidade agrada tanto às crianças quanto aos adultos, independentemente de sua
característica literária gráfica ( Lúcia Pimentel Góes ,1984).
Segundo Cecília Meireles (1984),a
literatura infantil deveria ser classificada como utilidade e prazer.Portanto,
não haveria uma contação de história infantil “a priori”, mas “a posteriori”.
Monteiro Lobato um grande
escritor, consegue, com sua obra, estabelecer uma ligação entre a literatura
infantil e as questões sociais, mostrando a importância da literatura no
processo social e a visão do livro como um meio eficaz de mostrar o
maravilhoso,como possível de ser vivido no conto por qualquer criança.
Em seus textos, o grande desafio
dos personagens é o conhecimento e é através dele que a história se desenrola.O
grande valor, portanto,é a inteligência, a esperteza, possibilitando à criança
uma nova experiência da realidade, ou seja, ao mesmo tempo em que são
conservadas as vivências já adquiridas da criança,permite-se a ela que
experimente novas vivências. “Lobato foi antes de tudo um inovador, pois
assumiu com clareza e coragem um compromisso com o mundo infantil e com a arte
literária, sem menosprezar a capacidade da criança, mas, ao contrário,
apostando nela e no seu poder de transformação” (Frantz, 1997). A capacidade de
desenvolver fantasias, nos confirma Bruno Bettelheim em seu precioso livro “A
Psicanálise dos Contos de Fada” (1980), é essencial para a criança.
Vygotsky demonstra que a relação
entre literatura e conhecimento existe de um modo muito especial: é através da
literatura que temos acesso a novo modo de significação, a vivência diferente,
por exemplo, daquela decorrentes da objetividade da experiência científica,
porque as experiências estéticas que a literatura possibilita são subjetivas,
nos fazendo conhecer os nossos sentimentos, as nossas percepções e as nossas
emoções.Num primeiro momento, a criança, “desligar-se um pouco do mundo,
consiste numa vivência”. Vygotsky ( 2001), seria legítimo “definir os processos
de percepção como processo de repetição e recriação do ato criador”.
(pg.337,338).
“A Contação de história” é um momento em que a
criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir, é o universo de valores,
costumes e comportamentos de outras culturas, situadas em outros tempos e
lugares que não é seu. A partir daí ela pode estabelecer relação com a sua
forma de pensar e o modo de ser do grupo social ao qual pertence.As
instituições de educação infantil, podem resgatar o repertório de histórias que
as crianças ouvem em casa e nos ambientes em que freqüentam, uma vez que essas
histórias se constituem em rica fonte de informações sobre diversas formas
culturais de lidar com as emoções e com as questões éticas contribuindo na
construção subjetividade das crianças”.( RCN, 1998, vol.33, p.143 )
É possível constatar como
resultado a relação que as crianças estabelecem entre a histórias criadas a
partir da escuta dos contos infantis e a realidade em que vivem: alegrias,
tristezas e problemas enfrentadas no dia-a-dia relacionado com o modo de viver,
pensar e agir de cada um deles.Os dados vistos na sua singularidade, nos
revelam que a visão de mundo está presente em todo o processo de contação de
histórias, principalmente quando a criança insere elementos de seu cotidiano na
história narrada, cujo objetivo é sempre a produção de sentidos (
Abramovich,1989,p.120 – 121).
Para Charlot ( 2002, vol.25,
p.132), a criança tem uma atividade no mundo e sobre o mundo, na escola e fora
da escola.Ela já vem com uma formação de sua própria história da infância, é
uma capacidade criativa da criança, o seu desenvolvimento e sua importância
para o desenvolvimento geral do amadurecimento da criança.É na história que ela
viaja através da imaginação.