domingo, 1 de setembro de 2013

DESCARTE DO ÓLEO DE COZINHA SATURADO - UTILIZANDO-O PARA FAZER SABÃO NA GARRAFA PET

APRENDENDO DE PEQUENO A CUIDAR DA NATUREZA. TURMA DO MATERNAL observando atentamente QUE O ÓLEO DE COZINHA UTILIZADO PODE VIRAR SABÃO...TUDO COM A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA RUTH QUE ESTÁ DESENVOLVENDO O PROJETO “Bolas e bolinhas de sabão. Conhecendo e cuidando da água do país campeão" do concurso teatral da Compania Águas de Joinville. Veja só, que legal...Assim preservamos as nascentes também...

Óleo de cozinha usado pode ser reaproveitado no preparo de sabão. O descarte correto é uma questão de educação ambiental. "Reciclar é sempre bom para a natureza".


Óleo no solo causa enchentes e poluição atmosférica

O descarte do óleo no ambiente gera a impermeabilização do solo, causando danos ambientais e colocando em risco a vida de diversas comunidades em períodos de chuvas torrenciais e enchentes. Além disto, ao passar pelo processo de decomposição junto a outras matérias orgânicas, gera formação de metano que possui mau cheiro e é o principal gás do aquecimento global.

...O óleo "jamais" pode ser reutilizado na cozinha, porque isso aumenta a quantidade de substâncias tóxicas que podem passar para o alimento e para organismo. O indicado é descartar corretamente ou usá-lo no preparo do sabão. "Fiquem atentos para não jogar o óleo na pia ou no vaso sanitário, porque um litro de óleo usado pode poluir mais de 100 mil litros de água. Isso também vai prejudicar a rede de esgoto, o encanamento..."

Ingredientes:
1 litro de óleo usado
100 ml de água
100 ml de álcool líquido
200 ml de soda caústica


Modo de preparo:
Coloque o óleo em uma garrafa pet grande. Use um funil para despejar a água e o álcool na garrafa. Por último, junte a soda caústica e feche bem o recipiente. Agite a garrafa. A mistura vai ficar homogênea e vai ser percebido um aquecimento, o que é normal. O processo de secagem leva 48 horas. Depois disso, corte a garrafa e retire a barra de sabão. Corte em pedaços da forma desejada.

É importante lembrar que a soda caústica é um produto corrosivo, por isso ela deve ser manuseada com luvas e sapato fechado.

Prejuízos ambientais decorrentes do descarte inadequado do óleo de cozinha usado

O consumo de óleo no país é de quinze litros por brasileiro/ ano. Quando o óleo é despejado na pia e cai na rede de esgoto doméstica, boa parte dele gruda nas paredes das tubulações e absorve restos de alimentos. Como consequência, sistemas de encanamento e caixas de gordura ficam entupidos e isso pode estimular o aparecimento de baratas e ratos. É importante notar que as estações de tratamento de água e esgoto não estão preparadas para receber grandes volumes de óleos despejados diariamente pelas residências. A Sabesp informa que 1 litro de óleo de fritura pode contaminar até 25 mil litros de água. Para evitar a contaminação do solo e dos rios, jamais jogue óleo de fritura na pia ou no ralo. Existe uma boa solução para toda esta sujeira: a reciclagem.


TODO CUIDADO É POUCO. AQUI UMA PEQUENA DEMONSTRAÇÃO PARA AS CRIANÇAS. LEMBRAMOS QUE MATERIAIS PERIGOSOS DEVEM SER MANTIDO LONGE DO ALCANCE DE CRIANÇAS E ANIMAIS DOMÉSTICOS.


MEXENDO A GARRAFA COM O PREPARADO


Adicionar legenda

 Óleo nos rios e lagos prejudicam a vida aquática

O óleo despejado no meio ambiente pode provocar mortandade de peixes e outros seres vivos aquáticos, pois o óleo reduz o teor de oxigênio da água e forma uma fina película na superfície.


Armazene seu óleo de cozinha usado
Para evitar a poluição de rios, lagos e mares, basta seguir o fluxograma abaixo que ilustra como você pode facilmente coletar seu óleo de cozinha usado e levá-lo até o ponto mais próximo de coleta da sua residência ou do seu trabalho.













Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário