|
Participação na Agenda do Professor / Mostra de Projetos desenvolvidos nos CEIS da Rede Municipal de Ensino |
|
|
O artista não é um tipo especial de homem, mas todo homem é um tipo especial de artista. | ( Meister Eckhardt, 1260-1328) |
| | |
|
De acordo com Horn (2004, p. 28)
É no espaço físico que a criança
consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas,
transformando-o em um pano de fundo no qual se inserem emoções [...]
|
Luzes e sombras têm realmente sua poesia. Oscilantes, mais ou menos
intensas, elas brincam, sugerem formas, movimentos e até mesmo
sensações. Há muito, esse contraste tem sido utilizado para encantar,
sentir e fazer sonhar, como acontece no Teatro de Sombras. Não à toa,
portanto, crianças são atraídas pelo jogo das luzes e das sombras... |
|
Sabemos que a partir do momento em que a criança tem acesso ao mundo da
leitura, ela passa a buscar novos textos literários, faz novas
descobertas e consequentemente amplia a compreensão de si e do mundo que
a cerca. Nesse cenário, professores e coordenadores pedagógicos devem
atuar em sintonia, assegurando que o trabalho com a literatura infantil
aconteça de forma dinâmica, por meio de práticas docentes geradoras de
estímulos e capazes de influenciar de maneira significativa o
desenvolvimento de habilidades orais, leitoras e escritoras. A contação
diária de histórias é bastante significativa, porque proporciona um
momento mágico de valor educativo sem igual na correlação destes três
eixos: leitura, escrita e oralidade. |
Uma boa obra literária é aquela que apresenta a realidade de forma nova e
criativa, deixando espaço para o leitor descobrir o que está nas
entrelinhas do texto. A interação da criança com a literatura
possibilita uma formação rica em aspectos lúdicos, imaginativos e
simbólicos. O desenvolvimento dessa interação, com procedimentos
pedagógicos adequados, leva a criança a compreender melhor o texto e seu
contexto.