sábado, 9 de agosto de 2014

ANIVERSARIANTES DO PRIMEIRO SEMESTRE ... PARABÉNS ...

 "Existe apenas uma idade para sermos felizes, apenas uma epoca da vida de cada pessoa em que é possível sonhar, fazer planos e ter energia suficiente para os realizar apesar de todas as dificuldades e todos os obstáculos. Uma só idade para nos encantarmos com a vida para vivermos apaixonadamente e aproveitarmos tudo com toda a intensidade, sem medo nem culpa de sentir prazer. Fase dourada em que podemos criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança, vestirmo-nos de todas as cores, experimentar todos os sabores e entregarmo-nos a todos os amores sem preconceitos nem pudor. Tempo de entusiasmo e coragem em que toda a disposição de tentar algo de novo e de novo quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na nossa vida chama-se presente e tem a duração do instante que passa.. 
Mario Quintana
Da esquerda para a direita - Marise, Jaqueline, Neiva, Valdemar, Isabel, Lidiane, Andresa, Adriana, Roseni,Cheila, Zeni, Cristina, Helena e Janaina ... FELICIDADES ...

 Novos visitantes ilustres ...

Professora Michelle e sua Milena
 Professora Auxiliar Priscila e seu Lucas Henry
Professora Marlene e sua Maria Julia

CAFÉ EM PARTILHA MARAVILHOSOOOO ...


E QUE VENHA O SEGUNDO SEMESTRE ....

ESPAÇOS ...






AGRADECEMOS A SUB PREFEITURA DO JARDIM PARAÍSO PELA CONTRIBUIÇÃO VALIOSA ...




OBRIGADA









RESSIGNIFICANDO OS ESPAÇOS ...



O cuidado com a vida na Terra deve começar nas comunidades pelos vários espaços educadores que a compõem (família, igreja, escola, praças, museus...). Para tanto, é necessário que se teça uma teia entre os sujeitos dando conta do cuidado com a vida, através da multiplicação de ideias, hábitos e posturas sustentáveis. Nesse sentido a escola como espaço de aprendizagens, tem um importante papel multiplicador ao tornar-se também sustentável. ( Rosane Mari dos Reis/SE/Setor de Educação Infantil)

Partindo, destas orientações, estamos ressignificando os espaços do CEI, pensando também na responsabilidade social que tem com o Meio Ambiente, ou seja:

Espaços educadores sustentáveis são aqueles que têm a intencionalidade pedagógica de se constituírem em referências de sustentabilidade socioambiental, isto é, “espaços que mantêm uma relação equilibrada com o meio ambiente e compensam seus impactos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, de modo a garantir qualidade de vida para as gerações presentes e futuras. Permitindo maior qualidade de vida, esses espaços educam por si e irradiam sua influência para as comunidades nas quais se situam” (CZAPSKI, S.; TRAJBER, apud BORGES, p.16, 2011).



 

PROFESSORA DO BERÇÁRIO 2A DESENVOLVE PROJETO DE LEITURA COM OS PEQUENOS ...

 A professora do Berçário 2 Cheila em conjunto com as auxiliares de turma Rosangela e Roseni, desenvolvem durante este ano o projeto "ERA UMA VEZ ... O FAZ DE CONTA QUE ENCANTA !
 Partindo do pressuposto que a Literatura Infantil favorece, e muito,
“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.” Bamberger 
é que foi pensado no título a ser desenvolvido com as crianças. O projeto, sucintamente descrito, nos faz refletir a cerca da importância desses momentos no cotidiano da Educação Infantil... PARABÉNS MENINAS .... AGUARDAMOS PRÓXIMOS REGISTROS E A APRESENTAÇÃO DA BEBETECA ...
Professora: Cheila Maria de Souza Baumert
Turma: BERÇÁRIO 2 A


Projeto: Era uma vez ... O faz de conta que encanta

Problematização: De que forma a literatura infantil pode contribuir para despertar o interesse da criança menos de dois anos, pela contação de história?

Justificativa: Não existe criança que nçao goste de ouvir histórias. Mas o que elas nem imaginam é que enquanto viajam neste faz de conta e se identificam com os personagens, estão desenvolvendo aspectos psicológicos importantes para o favorecimento de sua auto estima. Acredito que a literatura infantil tem o poder de provocar o brilho nos olhos, mobilizar a atenção, concentração, interesse, desenvolve a visão crítica do mundo, o raciocínio e o senso crítico de observação.

Culminância: Fechamento do projeto com Contação de história realizada pelos professores e apresentação da BEBETECA




 De acordo com as idéias acima, percebe-se a necessidade da aplicação coerente de atividades que despertem o prazer de ler, e estas devem estar presentes diariamente na vida das crianças, desde bebês. Conforme Silva (1992, p.57) “bons livros poderão ser presentes e grandes fontes de prazer e conhecimento. Descobrir estes sentimentos desde bebezinhos, poderá ser uma excelente conquista para toda a vida.”
 Casinha referente a contação de história "OS TRES PORQUINHOS"
Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos. 


AGRADECEMOS PELA VISITA

Geuza Torres Livramento
Coordenação Pedagógica
CEI BEM ME QUER