A professora do Berçário 2 Cheila em conjunto com as auxiliares de turma Rosangela e Roseni, desenvolvem durante este ano o projeto "ERA UMA VEZ ... O FAZ DE CONTA QUE ENCANTA !
Partindo do pressuposto que a Literatura Infantil favorece, e muito,
“O desenvolvimento de interesses e
hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no
lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida
afora.” Bamberger
é que foi pensado no título a ser desenvolvido com as crianças. O projeto, sucintamente descrito, nos faz refletir a cerca da importância desses momentos no cotidiano da Educação Infantil... PARABÉNS MENINAS .... AGUARDAMOS PRÓXIMOS REGISTROS E A APRESENTAÇÃO DA BEBETECA ...
Professora: Cheila Maria de Souza Baumert
Turma: BERÇÁRIO 2 A
Projeto: Era uma vez ... O faz de conta
que encanta
Problematização: De que forma a
literatura infantil pode contribuir para despertar o interesse da criança menos
de dois anos, pela contação de história?
Justificativa: Não existe criança que
nçao goste de ouvir histórias. Mas o que elas nem imaginam é que enquanto
viajam neste faz de conta e se identificam com os personagens, estão
desenvolvendo aspectos psicológicos importantes para o favorecimento de sua
auto estima. Acredito que a literatura infantil tem o poder de provocar o
brilho nos olhos, mobilizar a atenção, concentração, interesse, desenvolve a visão
crítica do mundo, o raciocínio e o senso crítico de observação.
Culminância: Fechamento do projeto com Contação de história realizada pelos
professores e apresentação da BEBETECA
De acordo com as idéias acima, percebe-se a necessidade da aplicação
coerente de atividades que despertem o prazer de ler, e estas devem
estar presentes diariamente na vida das crianças, desde bebês. Conforme
Silva (1992, p.57) “bons livros poderão ser presentes e grandes fontes
de prazer e conhecimento. Descobrir estes sentimentos desde bebezinhos,
poderá ser uma excelente conquista para toda a vida.”
Casinha referente a contação de história "OS TRES PORQUINHOS"
Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante.
Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e
cognitivo indiscutíveis. Segundo Abramovich (1997) quando as crianças
ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos
que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas
existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de
carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.
AGRADECEMOS PELA VISITA
Geuza Torres Livramento
Coordenação Pedagógica
CEI BEM ME QUER