O
cuidado com a vida na Terra deve começar nas comunidades pelos vários espaços
educadores que a compõem (família, igreja, escola, praças, museus...). Para
tanto, é necessário que se teça uma teia entre os sujeitos dando conta do cuidado
com a vida, através da multiplicação de ideias, hábitos e posturas sustentáveis.
Nesse sentido a escola como espaço de aprendizagens, tem um importante papel multiplicador
ao tornar-se também sustentável. ( Rosane Mari dos Reis/SE/Setor de Educação Infantil)
Partindo, destas orientações, estamos ressignificando os espaços do CEI, pensando também na responsabilidade social que tem com o Meio Ambiente, ou seja:
Espaços educadores sustentáveis são aqueles que têm a
intencionalidade pedagógica de se constituírem em referências de
sustentabilidade socioambiental, isto é, “espaços que mantêm uma relação
equilibrada com o meio ambiente e compensam seus impactos com o desenvolvimento
de tecnologias apropriadas, de modo a garantir qualidade de vida para as
gerações presentes e futuras. Permitindo maior qualidade de vida, esses espaços
educam por si e irradiam sua influência para as comunidades nas quais se
situam” (CZAPSKI, S.; TRAJBER, apud BORGES,
p.16, 2011).
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