quarta-feira, 28 de agosto de 2013


 NOSSO CEI ESTÁ PARTICIPANDO DO CONCURSO TEATRAL PROMOVIDO PELA COMPANIA AGUAS DE JOINVILLE COM A TURMA DO BERÇÁRIO  2A  ...SAIBA MAIS

Projeto: "Bolas e bolinhas de sabão.Conhecendo e cuidando da água do país campeão"
    Nosso planeta tem dois terços da superfície recoberta pela água dos oceanos. Tal fato, talvez dê a impressão de que a água na Terra seja infindável.  As primeiras viagens espaciais, ocorridas nos anos 60, puderam fazer o ser humano vislumbrar a grandiosidade dos recursos hídricos que o planeta Terra ou Planeta Água, como diz a canção de Guilherme Arantes, pode oferecer.  O Brasil está cercado de culturas diversificadas e as crianças inseridas neste meio também estão repletas de culturas que vão se enraizando e perpetuando com o passar dos tempos. Pode-se dizer que o resgate dessas culturas intrínsecas desde a mais tenra idade, pode servir de mola propulsora para futuras ações como no caso do eixo temático Copa do Mundo. Encontrar o ponto de equilíbrio entre entretenimento e sustentabilidade pode ser um desafio á sociedade.Tendo em vista que as crianças possuem faixa etária de 1 a 2 anos, os conhecimentos prévios serão explorados com as famílias por meio de uma pesquisa com perguntas fechadas sobre o uso da água nos domicílios bem como fornecer dados a fim de se observar a forma como o descarte do óleo de cozinha saturado está acontecendo na comunidade.

VISITE O SITE ABAIXO E SAIBA SOBRE A PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO AGUA PARA SEMPRE PROMOVIDO PELA COMPANIA AGUAS DE JOINVILLE....

PARTICIPANTE: TURMA BERÇÁRIO 2A  COM AS EDUCADORAS RUTH, PRISCILA E ROSANGELA....

http://www.concursoteatral.com.br/tag/cei-bem-me-quer/



FOTOS DOS MOMENTOS E ATIVIDADES REALIZADOS NA TURMINHA DO BERÇÁRIO 2A PARA O CONCURSO TEATRAL...

Painel de textura “Festa no Mar” Desde a mais tenra idade a criança aprende interagindo com os objetos. Assim, com base neste pressuposto, criamos a proposta do painel ”Festa no Mar”. Este painel além de oportunizar  o aprendizado significativo por meio das sensações,  também expõe fotos seguidas das datas de aniversários

As experiências do nosso projeto “Bolas e bolinhas de sabão. Conhecendo e cuidando da água do país campeão, iniciou com atividades utilizando revistas e livros velhos para a produção de um cartaz chamado “Onde tem água?”. Oferecemos os materiais e as crianças exploraram livremente os mesmos. Logo após, chamamos a atenção de nossos pequenos para gravuras como rios, mares, poças de água.






Diante da pesquisa diagnóstica feita com as famílias da turma do berçário, por meio de um questionário com preguntas fechadas, observamos  a necessidade de esclarecer alguns assuntos sobre os cuidados com os recursos hídricos bem como sobre o eixo temático explorado que é a Copa do Mundo  de 2014, tendo em vista também as inúmeras manifestações  frente este evento tão importante para o país. Assim, já proporcionamos duas edições do jornal informativo Pingo de Gente. A primeira edição abordou o tema Recursos hídricos, chamando a atenção sobre os cuidados e o quanto de água potável temos para usufruir ainda no planeta. Também abordamos a história da Copa no Brasil trazendo informações históricas sobre grandes momentos que o país vivenciou. Na segunda edição, oportunizamos um maior conhecimento sobre o descarte de óleo saturado na natureza, seus malefícios para o solo e água.Tal edição também apresentou  o mascote da copa, seu nome e como foi escolhido o representante animado do Brasil.


 RUTH      ROSANGELA       E     PRISCILA




As experiências que temos proposto as crianças do Berçário 2a tem se intensificado. As crianças tem demonstrado  intensamente suas participações e aprendizados sobre o eixo temático “Água no país da copa.” Assim, o projeto “Bolas e bolinhas de sabão. Conhecendo e cuidando da água do país campeão”, tem criado novas formas de vislumbrar a água saindo do patamar informal de uso para o patamar formal, enfatizando os cuidados, uso consciente da água bem como a observação da chuva que antes era somente a chuva, hoje é água que cai do céu.
Para tanto uma das formas que consideramos favorável ao aprendizado são os recursos audiovisuais. Estes recursos chamaram muito a atenção de nossos pequenos tendo em vista que utilizamos o desenho animado “Economizar Água.” que demostrava por meio da música e animações coloridas toda a preocupação com os recursos hídricos, seus cuidados, entre outras situações de economia de água.

Em um segundo momento trouxemos para sala algumas gravuras grandes sobre o uso consciente da água e futebol. Camila identificou ” O menino banho!”(O menino tomando banho),identificou também o “Titio” (homem jogando bola) e posteriormente a bola. Ao observar o rio Camila pronuncia: “-Água do rio.” repetindo a fala da professora. Jennifer e Vitor identificaram a água.
É muito bom observar situações tão relevantes para o nosso futuro.



As experiências frente aos estados físicos da água trouxe as crianças muitas sensações diferentes. Sensações estas que vão do choro a extrema satisfação em poucos minutos. Nicolas ao ser estimulado a por suas mão na água demonstrou sua insatisfação com choro, porém, ao ver seus amigos participarem da experiência também se interessou. Kauã e Gustavo queriam o tempo todo mexer nos potes com a água não permitindo os demais amigos mexerem necessitando a intervenção das professoras. Quando perguntamos o que tinha dentro do pote Gustavo fala:”- Uhé!!” onomatopéia que criou para água. Nicolas o repetiu. Maria Eduarda pediu o pote com gelo para fazer barulho  como a professora. Ana karolina pegou o gelo na mão e ao sentir a sensação do gelo chora pedindo ajuda. Érick põe a mão na água morna e leva a mão á boca sentindo o gosto. Sua atitude foi seguida pelos amigos Kauã e Jennifer. João Pedro ao oferecermos o pote com água fazia menção de por a mão, depois sorria e empurrava o pote demostrando que não queria mexer.



GELO





Tendo em vista que o tema do nosso projeto é “Bolas e bolinhas de sabão. Conhecendo e cuidando da água do país campeão.”, nada mais propicio do que desenvolver uma atividade de arte com bolas. Esta atividade foi desenvolvida com pequenos grupos que eram estimulados a manusear uma bolinha plástica dentro de uma forma com papel branco e tinta guache.NO primeiro grupo as crianças apenas observavam os materiais, tendo em vista que tal atividade foge da atividades vivenciadas por eles durante o ano. Porém, com estimulo da professora Gustavo logo faz tentativas de empurrar com o dedo a bolinha movimentando-a. Camila imita o amigo. No segundo grupo, apenas duas crianças brincaram com as pontas dos dedos fazendo movimentos com as bolinhas dando forma a experiência artística proposta. Jennifer, porém, sente a textura da tinta com a pontinha dos dedos.no terceiro grupo as crianças entenderam a brincadeira a com as mãos passam a bolinha pela tinta de um lado para o outro. O quarto e ultimo grupo queriam mesmo era pegar a bolinha suja de tinta e arremessar para os amigos. Maria Eduarda não gostou do resultado da bolinha na tinta e pinta com suas mãos o papel. O resultado da atividade ficou muito bonita e foi exposta para as famílias apreciarem.


ARTE COM BOLINHAS





Pensando na fusão entre água e sua importância e a paixão pelo futebol em especial neste momento a Copa de 2014 tivemos a ideia de elaborar um painel com auxilio da crianças da declaração universal dos direitos da água. Neste painel fora exposto a declaração com o Fuleco ilustrando toda este importante documento.




OS DIREITOS DA ÁGUA