|
Painel de textura “Festa no Mar” | Desde a mais tenra idade a criança aprende interagindo com os objetos.
Assim, com base neste pressuposto, criamos a proposta do painel ”Festa no
Mar”. Este painel além de oportunizar o aprendizado significativo por
meio das sensações, também expõe fotos seguidas das datas de
aniversários |
|
As experiências do nosso projeto “Bolas e bolinhas de sabão. Conhecendo e
cuidando da água do país campeão, iniciou com atividades utilizando
revistas e livros velhos para a produção de um cartaz chamado “Onde tem
água?”. Oferecemos os materiais e as crianças exploraram livremente os
mesmos. Logo após, chamamos a atenção de nossos pequenos para gravuras
como rios, mares, poças de água. |
|
Diante da pesquisa diagnóstica feita com as famílias da turma do
berçário, por meio de um questionário com preguntas fechadas,
observamos a necessidade de esclarecer alguns assuntos sobre os
cuidados com os recursos hídricos bem como sobre o eixo temático
explorado que é a Copa do Mundo de 2014, tendo em vista também as
inúmeras manifestações frente este evento tão importante para o país.
Assim, já proporcionamos duas edições do jornal informativo Pingo de
Gente. A primeira edição abordou o tema Recursos hídricos, chamando a
atenção sobre os cuidados e o quanto de água potável temos para usufruir
ainda no planeta. Também abordamos a história da Copa no Brasil
trazendo informações históricas sobre grandes momentos que o país
vivenciou. Na segunda edição, oportunizamos um maior conhecimento sobre o
descarte de óleo saturado na natureza, seus malefícios para o solo e
água.Tal edição também apresentou o mascote da copa, seu nome e como
foi escolhido o representante animado do Brasil. |
RUTH ROSANGELA E PRISCILA
|
As experiências que temos proposto as crianças do Berçário 2a tem se
intensificado. As crianças tem demonstrado intensamente suas
participações e aprendizados sobre o eixo temático “Água no país da
copa.” Assim, o projeto “Bolas e bolinhas de sabão. Conhecendo e
cuidando da água do país campeão”, tem criado novas formas de vislumbrar
a água saindo do patamar informal de uso para o patamar formal,
enfatizando os cuidados, uso consciente da água bem como a observação da
chuva que antes era somente a chuva, hoje é água que cai do céu.
Para tanto uma das formas que consideramos favorável ao aprendizado
são os recursos audiovisuais. Estes recursos chamaram muito a atenção de
nossos pequenos tendo em vista que utilizamos o desenho animado
“Economizar Água.” que demostrava por meio da música e animações
coloridas toda a preocupação com os recursos hídricos, seus cuidados,
entre outras situações de economia de água. |
|
Em um segundo momento trouxemos para sala algumas gravuras grandes
sobre o uso consciente da água e futebol. Camila identificou ” O menino
banho!”(O menino tomando banho),identificou também o “Titio” (homem
jogando bola) e posteriormente a bola. Ao observar o rio Camila
pronuncia: “-Água do rio.” repetindo a fala da professora. Jennifer e
Vitor identificaram a água.
É muito bom observar situações tão relevantes para o nosso futuro. |
|
As experiências frente aos estados físicos da água trouxe as crianças
muitas sensações diferentes. Sensações estas que vão do choro a extrema
satisfação em poucos minutos. Nicolas ao ser estimulado a por suas mão
na água demonstrou sua insatisfação com choro, porém, ao ver seus amigos
participarem da experiência também se interessou. Kauã e Gustavo queriam
o tempo todo mexer nos potes com a água não permitindo os demais amigos
mexerem necessitando a intervenção das professoras. Quando perguntamos o
que tinha dentro do pote Gustavo fala:”- Uhé!!” onomatopéia que criou
para água. Nicolas o repetiu. Maria Eduarda pediu o pote com gelo para
fazer barulho como a professora. Ana karolina pegou o gelo na mão e ao
sentir a sensação do gelo chora pedindo ajuda. Érick põe a mão na água
morna e leva a mão á boca sentindo o gosto. Sua atitude foi seguida
pelos amigos Kauã e Jennifer. João Pedro ao oferecermos o pote com água
fazia menção de por a mão, depois sorria e empurrava o pote demostrando
que não queria mexer. |
|
GELO |
|
Tendo em vista que o tema do nosso projeto é “Bolas e bolinhas de sabão.
Conhecendo e cuidando da água do país campeão.”, nada mais propicio do
que desenvolver uma atividade de arte com bolas. Esta atividade foi
desenvolvida com pequenos grupos que eram estimulados a manusear uma
bolinha plástica dentro de uma forma com papel branco e tinta guache.NO
primeiro grupo as crianças apenas observavam os materiais, tendo em
vista que tal atividade foge da atividades vivenciadas por eles durante o
ano. Porém, com estimulo da professora Gustavo logo faz tentativas de
empurrar com o dedo a bolinha movimentando-a. Camila imita o amigo. No
segundo grupo, apenas duas crianças brincaram com as pontas dos dedos
fazendo movimentos com as bolinhas dando forma a experiência artística
proposta. Jennifer, porém, sente a textura da tinta com a pontinha dos
dedos.no terceiro grupo as crianças entenderam a brincadeira a com as
mãos passam a bolinha pela tinta de um lado para o outro. O quarto e
ultimo grupo queriam mesmo era pegar a bolinha suja de tinta e
arremessar para os amigos. Maria Eduarda não gostou do resultado da
bolinha na tinta e pinta com suas mãos o papel. O resultado da atividade
ficou muito bonita e foi exposta para as famílias apreciarem.
|
|
ARTE COM BOLINHAS |
|
Pensando na fusão entre água e sua importância e a paixão pelo futebol
em especial neste momento a Copa de 2014 tivemos a ideia de elaborar um
painel com auxilio da crianças da declaração universal dos direitos da
água. Neste painel fora exposto a declaração com o Fuleco ilustrando
toda este importante documento. |
|
OS DIREITOS DA ÁGUA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário