domingo, 1 de setembro de 2013

BUMBA MEU BOI - Contação da história com as Professoras do Berçário 2A Ruth Rosangela e Priscila



As histórias infantis estão relacionadas com a vida das crianças, é um espaço amplo, onde ajudam a criança a aliviar tensões, medos...
A função essencial da literatura, da contação de história, desde o seu surgimento está ligada a sua atuação sobre o pensamento, dando ao leitor a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. Nessa concepção, a literatura infantil é, antes de tudo, “Literatura”, arte, emoção, sentimentos, que representam o homem, a vida através da palavra. Essa mistura de imaginação e realidade agrada tanto às crianças quanto aos adultos, independentemente de sua característica literária gráfica ( Lúcia Pimentel Góes ,1984).
Segundo Cecília Meireles (1984),a literatura infantil deveria ser classificada como utilidade e prazer.Portanto, não haveria uma contação de história infantil “a priori”, mas “a posteriori”.
Monteiro Lobato um grande escritor, consegue, com sua obra, estabelecer uma ligação entre a literatura infantil e as questões sociais, mostrando a importância da literatura no processo social e a visão do livro como um meio eficaz de mostrar o maravilhoso,como possível de ser vivido no conto por qualquer criança.
Em seus textos, o grande desafio dos personagens é o conhecimento e é através dele que a história se desenrola.O grande valor, portanto,é a inteligência, a esperteza, possibilitando à criança uma nova experiência da realidade, ou seja, ao mesmo tempo em que são conservadas as vivências já adquiridas da criança,permite-se a ela que experimente novas vivências. “Lobato foi antes de tudo um inovador, pois assumiu com clareza e coragem um compromisso com o mundo infantil e com a arte literária, sem menosprezar a capacidade da criança, mas, ao contrário, apostando nela e no seu poder de transformação” (Frantz, 1997). A capacidade de desenvolver fantasias, nos confirma Bruno Bettelheim em seu precioso livro “A Psicanálise dos Contos de Fada” (1980), é essencial para a criança.
Vygotsky demonstra que a relação entre literatura e conhecimento existe de um modo muito especial: é através da literatura que temos acesso a novo modo de significação, a vivência diferente, por exemplo, daquela decorrentes da objetividade da experiência científica, porque as experiências estéticas que a literatura possibilita são subjetivas, nos fazendo conhecer os nossos sentimentos, as nossas percepções e as nossas emoções.Num primeiro momento, a criança, “desligar-se um pouco do mundo, consiste numa vivência”. Vygotsky ( 2001), seria legítimo “definir os processos de percepção como processo de repetição e recriação do ato criador”. (pg.337,338).
 








“A Contação de história” é um momento em que a criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir, é o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas, situadas em outros tempos e lugares que não é seu. A partir daí ela pode estabelecer relação com a sua forma de pensar e o modo de ser do grupo social ao qual pertence.As instituições de educação infantil, podem resgatar o repertório de histórias que as crianças ouvem em casa e nos ambientes em que freqüentam, uma vez que essas histórias se constituem em rica fonte de informações sobre diversas formas culturais de lidar com as emoções e com as questões éticas contribuindo na construção subjetividade das crianças”.( RCN, 1998, vol.33, p.143 )





É possível constatar como resultado a relação que as crianças estabelecem entre a histórias criadas a partir da escuta dos contos infantis e a realidade em que vivem: alegrias, tristezas e problemas enfrentadas no dia-a-dia relacionado com o modo de viver, pensar e agir de cada um deles.Os dados vistos na sua singularidade, nos revelam que a visão de mundo está presente em todo o processo de contação de histórias, principalmente quando a criança insere elementos de seu cotidiano na história narrada, cujo objetivo é sempre a produção de sentidos ( Abramovich,1989,p.120 – 121).






Para Charlot ( 2002, vol.25, p.132), a criança tem uma atividade no mundo e sobre o mundo, na escola e fora da escola.Ela já vem com uma formação de sua própria história da infância, é uma capacidade criativa da criança, o seu desenvolvimento e sua importância para o desenvolvimento geral do amadurecimento da criança.É na história que ela viaja através da imaginação.




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