quarta-feira, 21 de agosto de 2013

QUARTA-FEIRA "Piquenique" Integração e delícias no dia de hoje....maravilhooooso.......






O ato de alimentar tem como objetivo, além de fornecer nutrientes para manutenção
da vida e da saúde, proporcionar conforto ao saciar a fome, prazer ao estimular o paladar e
contribui para a socialização ao revesti-lo de rituais. Além disso é fonte de inúmeras
oportunidades de aprendizagem.

A forma de organizar o trabalho deve possibilitar o envolvimento das crianças em sua construção, que terá dimensões diferentes se tomarmos como referência a idade das mesmas. Com as crianças bem pequenas, por exemplo é fundamental observarmos sua linguagem, que se manifesta através dos gestos, olhares, choro... Nas maiores, é possível dialogar e compartilhar combinações. A ideia central é que as atividades planejadas diariamente devem contar com a participação ativa das crianças garantindo às mesmas a construção das noções de tempo e de espaço, possibilitando-lhes a compreensão do modo como as situações sociais são organizadas e, sobretudo, permitindo ricas e variadas interações sociais.





O desenvolvimento da capacidade de se relacionar depende, entre outras coisas, de
oportunidades de interação com crianças da mesma idade ou de idades diferentes em
situações diversas. Cabe ao professor promover atividades individuais ou em grupo,
respeitando as diferenças e estimulando a troca entre as crianças.















É importante criar situações educativas para que, dentro dos limites impostos pela
vivência em coletividade, cada criança possa ter respeitados os seus hábitos, ritmos e
preferências individuais.





Podem-se criar situações em que
as crianças fazem suas escolhas entre várias opções, em locais distintos ou no mesmo espaço.
Esta pode representar uma ótima oportunidade de integração entre crianças de diferentes
idades.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário