sábado, 19 de abril de 2014

OBSERVAÇÃO, REGISTRO E INTERVENÇÃO ... NOS MAIS VARIADOS MOMENTOS

 A observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de
concentração e envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e
com suas pequenas conquistas é um instrumento de acompanhamento do trabalho que
poderá ajudar na avaliação e no replanejamento da ação educativa


 Quando se tratar de atividades de desenho ou pintura, é aconselhável que o professor
esteja atento para oferecer suportes variados e de diferentes tamanhos para serem utilizados
individualmente ou em pequenos grupos, como panos, papéis ou madeiras, que permitam
a liberdade do gesto solto, do movimento amplo e que favoreçam um trabalho de exploração
da dimensão espacial, tão necessária às crianças desta faixa etária.
As marcas gráficas realizadas em diferentes superfícies, inclusive no próprio corpo,
permitem a percepção das variadas possibilidades de impressão.
A articulação entre as sensações corporais e as marcas gráficas, bem como o registro
gráfico que surgir daí, fornecerá às crianças um maior conhecimento de si mesmas e poderá
contribuir para as atividades de representação da própria imagem, dos sentimentos e de
suas experiências corporais. Essas atividades podem se dar sobre a areia seca ou molhada,
na terra, sobre diferentes tipos e tamanhos de papel etc. Pode-se, por exemplo, utilizar
tinta para imprimir marcas em um papel comprido sobre o qual as crianças caminham e vão
percebendo, aos poucos, que as inscrições, que no início eram bem visíveis, vão ficando
cada vez mais fracas até desaparecerem.
Sugere-se que sejam apresentadas atividades variadas que trabalhem uma mesma
informação de diversas formas. Pode-se, por exemplo, eleger um instrumento, como o
pincel, para crianças que já manejem esse instrumento, e usá-lo sobre diferentes superfícies
(papel liso, rugado, lixa, argila etc.) ou um mesmo meio, como a tinta, por exemplo, em
diversas situações (soprada em canudo, com esponjas, com carimbos etc.).

Referencial curricular nacional para a educação infantil /
Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação
Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
3v.: il.



 Escolhas mais diretas logo se tornam possíveis, tais como as que se referem aos
objetos com os quais brincar ou aos companheiros com quem interagir. Mas essas escolhas,
também, dependem muito da maneira como o adulto organiza a rotina e dispõe o ambiente.
Nesse sentido, a organização do espaço é um procedimento recomendado para que as
crianças disponham de várias alternativas de ação e de parceiros.

REFERENCIAL VOL.3

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